quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Lista de material 2014 - Fique Atento!

Oi, alguém aí? Se houver, desculpe novamente o sumiço, mas férias, fim de ano, começo de ano... Sabe como é, né!?!?

Mas agora as aulas vão recomeçar e eu pretendo retomar o cantinho do estudo com Samuel, então não deve faltar assunto. Além disso, estou estudando uma maneira de organizar meu tempo e reformular o blog para aperfeiçoar as coisas, ok?
Então para reinaugurar o EFCMF , já que está tão pertinho das aulas recomeçarem vamos falar sobre a temida ... Lista de material escolar! Rs...

Todo ano o colégio de Samuel cobrava uma taxa além da lista de material, segundo eles, para gastos com provas ou sei-lá-o-quê.
Eu nunca paguei, porque sei que eles não podem fazer isso.
Eles nunca cobraram, porque sabem que não podem fazer isso.

Agiam de má fé, querendo tirar mais algum de quem não sabia que isso não pode ser feito. A mensalidade que pagamos já é para cobrir esses gastos com provas ou sei-lá-o-quê, entre outras coisas!
Além disso, assim que eu pegava a lista de material eu checava na internet o que eles não podiam pedir e simplesmente cortava da minha lista. Mesmo que fosse algo baratinho e que não fizesse muita diferença no valor total. Por quê? Porque  não é justo! Não é certo, e nós pagamos a mensalidade em dia, fazemos nossa parte correta e honestamente e a escola tem que agir da mesma forma. Se não age, eu não serei explorada.

Esse ano com o projeto de lei 12.886/2013  (“Será nula cláusula contratual que obrigue o contratante ao pagamento adicional ou ao fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição, necessário à prestação dos serviços educacionais contratados, devendo os custos correspondentes ser sempre considerados nos cálculos do valor das anuidades ou das semestralidades escolares”)  aprovado, a escola não pediu mais a tal taxa, mas ainda pediu itens proibidos, que é claro que não vou comprar.

Fique atento a esses detalhes, não compre apenas por medo ou vergonha. É direito seu e você não está fazendo nada de errado cobrando seus direitos, e além do mais você paga o colégio, eles não fazem favor algum pra você!
Se você se sentir pressionado, lesado ou até humilhado pelo colégio não tenha receio em procurar o PROCON. Faça valer seus direitos sempre!


Até mais !

Um comentário:

  1. ÊÊÊÊ!!! Voltou!!!
    E com informação de utilidade, como sempre.
    Bem vinda, de volta!!!

    ResponderExcluir